A Casa Viejo está localizada em um subúrbio do início dos anos 50 de Santiago, onde originalmente havia uma casa que foi demolida. Em seu lugar surge o novo projeto que foi construído no mesmo lugar da casa pré-existente e que aproveita as melhores árvores do terreno.
A volumetria do projeto consiste num retângulo de 12 x 40 metros de um único pavimento totalmente construída em concreto armado. A implantação da casa no fundo do terreno, permite a frente do lote totalmente livre.
O uso do concreto em todo o perímetro do projeto permitiu realizar variações de texturas que provocam contrastes entre suas superfícies.
O programa é organizado entorno a dois corredores, um interior e outro exterior, que avançam a partir da entrada para a sala principal, assim a área pública e de serviço está localizada na frente da edificação, e o setor privado ao fundo.
Este projeto apresenta soluções sutis as questões construtivas e programáticas através do uso de texturas no concreto aparente, e também através das diferentes alturas no seu interior que variam de acordo com o uso e o jogo de proporções do partido arquitetônico.
A cobertura da casa foi transformada em um terraço, aproveitando as mudanças no nível das lajes e ganhando vistas de 360 graus das colinas que circundam a cidade de Santiago.
- Engenheiro Calculista: Enzo Valladares
- Paisagismo: Juan Grimm
- Construtora: Constructora JCF
- Gestão: Allen + Klotz